Kart Elétrico

Kart Elétrico

Este é uma plataforma de ensino e extensão com a finalidade de estudar a eficiência do uso da energia elétrica para o abastecimento de um kart, incluindo também a análise de interferências eletromagnéticas e as relações de forças geradas por  um motor elétrico para a transferência de energia mecânica.

Estrutura

O kart elétrico é composto por uma base estrutural e por uma propulsão elétrica. Na base estrutural foram realizadas diversas análises e simulações para garantir a estabilidade e rigidez da estrutura, enquanto na área da propulsão elétrica o sistema contém um banco de baterias, um inversor de frequência e um motor elétrico CC escovado.

Abastecimento de Energia

Como todo veiculo, é necessário o abastecimento de uma energia para que se possa converter em movimento. O mais comum atualmente é a transformação da energia térmica (combustão) para energia mecânica, porém a utilizada nestes estudos foi a elétrica, sendo o seu tanque um banco de baterias abastecida por uma fonte de tensão.

Compatibilidade Eletromagnética

Na elétrica e eletrônica é necessário que quando há componentes diversos eles não afetem o funcionamento dos outros com ruídos eletromagnéticos que irão produzir, quando não se afetam, é chamado de compatibilidade eletromagnética, pois existe uma aceitação dos componentes, já que não se afetam. O funcionamento pode ser afetado por vários motivos, como o ruído eletromagnético gerado dar o gatilho em alguma função que não era para ser ativadas naquele momento, por ser muito sensível, o ruído tornar impossível certas leituras de dados, a interferência impedir alguma função, etc. Por isso é necessário que haja a compatibilidade eletromagnética.

No caso estudado isso pode complicar mais, já que em nosso projeto possui um motor que contem escova, parte constituinte de muitos motores de corrente continua, que gera muitos ruídos eletromagnéticos, e isso pode afetar muito a eletrônica embarcada do veiculo.

O vídeo a seguir explica o funcionamento do kart elétrico:

Para mais informações sobre o desenvolvimento inicial do projeto, acesse o seguinte vídeo: