Projeto Rota 2030
O projeto DEMALAP – Demonstrador de Molde de Alumínio para Alta Produção – é um projeto de pesquisa, aprovado pelo Programa Rota 2030 do Governo Federal. O Programa Rota 2030 é coordenado pela FUNDEP.
Este projeto é Coordenado pelo SENAI CIMATEC (BA) e tem a participação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da UFBA (Universidade Federal da Bahia). As empresas parceiras do projeto são Engineering Simulation and Scientific Software, Moldit Brasil (Ferramentaria), Renault do Brasil S.A. (Montadora), Open Mind Tecnologia Brasil Ltda. (Software), Union Industria de Moldes e Comercio Atacadista de Maquinas Eireli (Ferramentaria), FORD Motor Company Brasil (Montadora) e SMRC Fabricação e Comércio de Produtos Automotivos do Brasil (Sistemista).
O objetivo do projeto DEMALAP é demonstrar a viabilidade do uso de ligas de alumínio como material base para a fabricação de moldes de injeção voltados para alta produtividade, visando potencializar a competitividade global no ciclo de vida da peça termoplástica injetada. Essa tecnologia já é empregada no exterior e proporciona vantagens econômicas e técnicas para a cadeia automotiva, promovendo a competitividade e beneficiando a fabricação local de ferramentas.
Os professores da UFSC participantes do projeto são Cristiano Vasconcellos Ferreira (Coordenador) e Xisto Lucas Travassos. Também participam os alunos Filipe de Jesus Oliveira e Higor Luiz Coelho Olenka.