Simulações Numéricas

Estudo do comportamento térmico e eletromagnético em aeronaves de compósitos sob descargas atmosféricas com o intuito de aumentar a resistência da aeronave contra descargas atmosféricas, sem implicar em um aumento significativo da massa da aeronave a um custo viável.

Simulações Eletrostáticas:

Para que seja possível visualizar a distribuição da tensão na aeronave após a mesma receber a descarga atmosférica é necessária a simulação eletrostática. Essa simulação (realizada nos Softwares GMSH e GETDP) possibilita que o usuário indique as variáveis do problema, como por exemplo: tensão aplicada, condições de contorno, material, etc.. e após, visualize os resultado da distribuição desta tensão com o material e condições indicados. As simulações são formas de aproximar uma geometria específica ao que seria uma situação real.

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Simulações Térmicas:

Descargas atmosféricas geram vários efeitos diretos em aeronaves de compósitos, dentre eles, deslaminação das fibras, vaporização da resina e decomposição térmica. Grande parte desses efeitos são originados pelo aumento de temperatura  ocasionado a partir do efeito Joule, este por sua vez, provocado pela descarga atmosférica. Assim, é importante avaliar a distribuição de temperatura sobre os pontos mais críticos da aeronave quando esta é submetida a uma descarga atmosférica. No LSE são realizadas simulações numéricas à esse respeito, utilizando-se o método de diferenças finitas.